agenda arquivos
  • por um consumo mais consciente…

    Pasta de dente em pó: Misture pó de juá com pó de menta, canela ou cravo. 70 % para o juá e os outros 30 % ficam conforme o paladar. Essa fórmula é econômica, gostosa e não possuí alumínio e excesso de fluor como nas pastas tradicionais, que são monopólios das grandes corporações. leia mais!

  • Compras Coletivas

    Compras Coletivas

    O que é diferente?

    Numa sociedade em que encontramos dificuldades em ter acesso a produtos mais adequados à economia solidária, produzidos artesanalmente, por empreendimentos autogestionários, de forma orgânica e com preço justo, as compras coletivas são uma opção para favorecer o consumo desse tipo de produtos.

    Unindo esforços e gerando um maior volume de compras, conseguimos facilitar a logística e reduzir custos para obter os produtos priorizados.

    Além disso, conseguimos envolver outros empreendimentos na cadeia, como por exemplo para viabilizar a logística.

    Por meio das compras coletivas no contexto do consumo ético, solidário e responsável podemos ainda auxiliar na formação e fortalecimento de novos grupos da economia solidária, tentando alcançar juntos cada vez uma melhor qualidade e maior adequação dos produtos, sua produção e seu preço aos princípios da economia solidária.

    Histórico

    Já em 2008 o ConsumoSol realizava compras coletivas, principalmente de produtos de higiene e limpeza. Porém, as compras eram esporádicas, de baixo volume e, devido a dificuldades diversas, ficaram um tempo sem acontecer.

    Em 2010, a idéia foi retomada, e com a dedicação de algumas pessoas, as compras voltaram a acontecer com uma maior frequencia, amplitude de tipos de produtos, e priorizando pequenos produtores, coletivos autogestionários, produtos orgânicos ou em vias de se tornarem orgânicos, um preço transparente e a compra direta do produtor. O ConsumoSol não funciona como intermediário, não tem lucros em cima dos produtos consumidos, é apenas um facilitador do processo. Temos um pequeno fundo coletivo advindo dos descontos oferecidos pelos produtores, que serve para financiar a manutenção das compras (combustível, etc) e que foi acordado por todos. Embora a maior parte dos produtos consumidos seja do gênero alimentício, já temos produtos de limpeza e culturais, e estamos sempre buscando ampliar a nossa lista para satisfazer melhor as necessidades dos consumidores e apoiar mais empreendimentos e produtores! Também estamos trabalhando no sentido de implementar a certificação participativa dos produtos da lista.

    Funcionamento

    As compras coletivas do ConsumoSol acontecem aproximadamente uma vez por mês. Uma lista de produtos é montada com base na disponibilidade desses, socializada por e-mail aos consumidores. Os pedidos são sistematizados e repassados aos produtores, bem como é negociado um desconto para formar o fundo coletivo das compras. Depois, em uma data e local específico (com a parceria de uma das produtoras envolvidas), os produtos são distribuídos, seja por envio via cooperativa de entregas, seja por busca direta pelo consumidor.

    Quer experimentar? Mande um e-mail para nós! consumosol@ufscar.br