agenda arquivos
  • por um consumo mais consciente…

    Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente. leia mais!

  • Dicas

    Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.

    Limpa Tudo:
    Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.

    Desentupir pia:
    Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente;

    Limpar vidro:
    Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.

    Desodorizante de ambiente:
    Quatro colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.

    Para encerar:
    Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.

    Para lustrar móveis:
    Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

    Desinfetante sanitário:
    Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

    Adubo natural:
    A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas;

    Tira ruído:
    Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças;

    Amaciante de roupas:
    5L de água, 4 colheres de glicerina, 1 sabonete ralado, 2 colheres de sopa de Leite de Rosas. Ferver 1L de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4L de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

    Espantar moscas e mosquitos:
    Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.

    Afastar pulgas:
    Lavar os animais de estimação com água e sabonete. Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

    Afastar parasitas das plantas:
    Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar nas plantas. Ou ainda colocar 1 cabeça de alho em um pouco de água e deixar impregnar por cerca de 10 dias. Usar, em spray, para pulverizar as plantas.

    Misture pó de juá com pó de menta, canela ou cravo. 70 % para o juá e os outros 30 % ficam conforme o paladar. Essa fórmula é econômica, gostosa e não possuí alumínio e excesso de fluor como nas pastas tradicionais, que são monopólios das grandes corporações.

    Repelente contra mosquitos:
    10g de cravo da índia curtindo em 1/2 L de álcool durante quatro dias. Acrescente 100mL de óleo corporal (óleo de amêndoas, por exemplo).
    Aplique apenas uma gota nos braços e pernas, já é suficiente para espantar os mosquitos.

    Remédio para queimaduras:
    Coloque a área queimada em água corrente fria até diminuir o calor e a ardência da ferida. Depois, aplique uma camada de clara de ovo em toda a extensão da queimadura. Deixe até secar.
    A clara hidrata a pele e repõe o colágeno perdido, ajudando a cicatrização e diminuindo a dor.